Animais Perigosos do Brasil: As Cobras

Nível: Intermediário (Intermediate– B1/B2)

surucucu

No Brasil há mais de cem tipos de serpentes, mais popularmente conhecidas como “cobras”. Venenosas, existem cerca de 60 espécies. Normalmente elas não têm interesse em atacar os seres humanos, só atacam quando precisam se defender. Muitos ataques acontecem quando as pessoas estão distraídas e se aproximam de uma cobra sem perceber, ou também, por estarem andando em mato alto sem roupa adequada. Por isso, a maioria das picadas ocorre nas mãos e nas pernas. Os tipos mais conhecidos no Brasil são: cascavel, jararaca, sucuri, jiboia, surucucu e coral. Cada uma dessas categorias se divide também em diversas subespécies.

A cascavel (crotalus durissus) é uma cobra de hábitos noturnos que pode atingir até 1,5 metros de comprimento. Ela emite um som forte de chocalho quando se movimenta, um chocalho que é produzido com os restantes de sua pele antiga.

A jararaca (bothrops em inglês) é uma cobra grande responsável por altas taxas de mortalidade, sendo a cobra que mais pica no Brasil. As maiores chegam a ter até dois metros. Jararaca é também uma gíria comum no Brasil, que significa uma mulher fofoqueira ou traiçoeira.

A sucuri (eunectes), também conhecida como anaconda, é a maior cobra do mundo. Pode ter até mais de 10 metros. Ela não é uma cobra venenosa, mas ela mata as presas por constrição e depois as engole. Seus alimentos favoritos são animais aquáticos, como peixes, jacarés e tartarugas, mas já aconteceu de comerem animais de gado (como bois e vacas) e animais domésticos. Pode, até mesmo, engolir pessoas.

A jiboia (boa constrictor em inglês) também é uma cobra grande que mata as vítimas por constrição. Não é grande como a sucuri, mas chega a ter de 2 a 4 metros. Por não apresentar muito perigo ao ser humano, muitas pessoas gostam de tê-las como animais de estimação e a sua comercialização é um dos motivos de serem caçadas por traficantes de animais.

A surucucu (lachesis muta) vive em florestas como a Amazônia. Das cobras venenosas, é a maior de todas, podendo ter até 4,5 metros.

A cobra coral é um tipo de cobra colorida, normalmente com listras pretas, brancas e vermelhas. A espécie venenosa é conhecida como coral verdadeira e a não-venenosa como coral-falsa. A coral verdadeira possui um veneno letal que leva, normalmente, só 2 horas para matar a vítima.

No Brasil existe uma ilha chamada Ilha da Queimada Grande, também conhecida como ilha das cobras. É chamada de “Queimada Grande” porque, no passado, os visitantes precisavam queimar a mata para afugentar as cobras, antes de desembarcarem. A jararaca é a espécie mais comum desta ilha.

As cobras são quase totalmente surdas, pois não possuem ouvido externo. Elas possuem um ouvido interno que capta as vibrações da terra, porém, capta muito pouco as vibrações do ar. Sendo assim, elas normalmente localizam as presas pela temperatura.

Turistas podem aprender mais sobre as cobras brasileiras em São Paulo, no Museu Biológico do Instituto Butantan. Lá existe um serpentário onde é possível ver as cobras e até mesmo tocar nelas.

Origem do nome: Cobra vem do Latin colubra.

Habitat: Encontram-se em todo o território brasileiro, em áreas rurais, matas e florestas. Às vezes, aparecem até mesmo em cidades grandes.

Cuidado: Ao andar em mato alto ou florestas densas, como em trilhas ecológicas, use roupas apropriadas. Caso seja picado, procure ajuda hospitalar o mais rápido possível para conseguir um antídoto.

 

cascavel
Cascavel
cobra-coral
Cobra Coral

Texto escrito por: Ian Costabile
www.artlyra.com/portuguesazul/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *