Animais Perigosos do Brasil: A Água-Viva

Nível: Intermediário (Intermediate – B1/B2)

Água-Viva Foto
A água-viva, ou medusa, é um animal que se camufla na água e por isso é conhecido como “água-viva”. Águas-vivas vivem em todos os oceanos e podem ser encontradas em diversos países. Em certas épocas do ano, principalmente no verão, elas aparecem em algumas praias do Brasil e, por isso, é preciso tomar cuidado.

Imagine que você está nadando, curtindo o sol e o calor e de repente, uma água-viva encosta na sua perna. Sim, isso aconteceu comigo! Eu me lembro de sentir uma dor muito forte, era como se eu tivesse cortado a perna. Quando olhei para o lado, tinham várias águas-vivas se aproximando então saí do mar o mais rápido possível. Minhas pernas e meus braços estavam completamente vermelhos e queimados. A dor era horrível. Algumas pessoas vieram me ajudar e falaram para eu fazer “xixi”, urinar, na minha perna. Pior ainda, outros se ofereceram a fazer xixi num copo e jogar na minha perna, que nojento! Mas, seria isso eficiente?

Eu pesquisei na internet e descobri que as propriedades químicas da urina não fazem diferença, na verdade, o que faz diferença é a temperatura. Água quente seria a solução correta, pois inativa o veneno, mas como não é fácil encontrar água quente em algumas praias, o jeito é usar o xixi mesmo. Porém, no meu caso, acabei usando vinagre. Uma outra pessoa disse que vinagre também ajudava e eu pude encontrar um pouco no bar da praia em que estava. O vinagre é eficiente contra o veneno das espécies brasileiras.

Na China, no Japão e na Coréia, a água-viva é também servida como comida. Depois de processada ela oferece 94% de água e 6% de proteína. Na Austrália existe uma espécie de água-viva que pode até matar. No Brasil a água-viva não é tão perigosa assim, mas pode ser bem inconveniente, então tome cuidado quando for nadar!

Origem do nome: Apesar de conhecida como água-viva, o nome oficial do animal é “medusa” e é chamado assim por ter tentáculos como o monstro Medusa da mitologia grega. E a palavra medusa é derivada do prefixo “medo”, que em grego antigo significa “proteger”. Na mitologia grega, a cabeça da Medusa era usada como proteção.

Habitat: Todos os oceanos do mundo. Geralmente, aparecem quando a maré está alta e se reproduzem no verão.

Cuidado: Antes de entrar no mar, veja se outras pessoas também estão nadando e se não há nenhuma placa com aviso de águas-vivas. Evite maré alta e se for fazer mergulho, use roupa apropriada. Caso você seja picado, use vinagre, água quente ou água salgada. Não use água doce em temperatura natural, pois pode estimular ainda mais o veneno.

Veja também: A taturana, a “planta-viva” que também queima com seu veneno.

Água-Viva Foto 2
Esta é a foto da água-viva que me picou, em Pernambuco, Brasil.

 

Texto escrito por: Ian Costabile
www.artlyra.com/portuguesazul/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *