Animais Perigosos do Brasil: A Taturana

Taturana

Nível: Intermediário (Intermediate – B1/B2)

O Brasil é um país selvagem, pois dentro dele há uma selva imensa com todos os tipos de animais, incluindo cobras, aranhas, escorpiões, vespas e formigas. No mar, há lugares onde podemos encontrar tubarões e águas-vivas. Por isso, é preciso tomar cuidado em algumas regiões, principalmente se você é turista e não conhece muito bem o lugar que quer visitar. Estarei escrevendo aqui no Português Azul uma série de artigos para você praticar português e aprender mais sobre estes animais. Começaremos hoje com a taturana.

A Taturana

Se você estava esperando um bicho grande como um leão, você errou. Na minha opinião, o animal perigoso número 1 é a taturana!

A taturana é um tipo de lagarta, de menos de 10 centímetros. Eu me lembro de quando eu era criança e adorava subir em árvores, até que um dia eu toquei numa taturana. Fiquei traumatizado e demorou muito para eu subir numa árvore de novo. Quando você encosta numa taturana, sua mão queima e dói demais. Por muito tempo, eu odiei taturanas. Hoje eu as acho interessantes, pois são animais que parecem uma planta viva. O corpo delas evoluiu de uma maneira em que elas se camuflam no tronco da árvore.

Porém, nem todas as taturanas são perigosas. A maioria só queima um pouco e depois a dor passa. O problema é um tipo específico de taturana conhecido como “taturana assassina”. Esse tipo de taturana solta um veneno que causa hemorragia e pode até matar.

A taturana assassina apareceu no sul do Brasil só nos anos 80. Desde então, seis pessoas morreram e milhares sofreram acidentes com esta taturana. Hoje existe um soro para curar do veneno.

Origem do nome: Taturana vem do tupi-guarani. “Tata” significa fogo e “rana” significa semelhante.

Habitat: Elas existem em todos os estados do sul do Brasil.

Cuidado: Evite subir ou tocar em árvores de frutas (pomares) no sul do Brasil (São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Principalmente na cidade Passo Fundo (Rio Grande do Sul), onde tem muitas taturanas assassinas.

Taturana

Texto escrito por: Ian Costabile
www.artlyra.com/portuguesazul/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *